- Illan Besen
Visão Holística

A velha parábola indiana do elefante e dos deficientes visuais me faz refletir sobre grandes armadilhas comportamentais.
Um dos indivíduos toca o rabo de um elefante e acredita ser um pincel. Outro, toca a tromba do animal e tem certeza que trata-se de uma cobra.
O simbolismo da situação ilustrada está no conflito entre verdade e percepção.
O conflito é antigo e foi analisado por Descartes em 1637, em sua obra "Discurso Sobre o Método", um dos pilares da filosofia moderna. Ainda assim, séculos depois, somos fisgados por percepções equivocadas que, muitas vezes, nos levam a decisões precipitadas. Isso inclui, especialmente, àquelas ligadas ao nosso patrimônio financeiro.
Seguindo a cartilha do planejamento financeiro profissional, para enxergarmos o “elefante” da questão, ou melhor, a big picture de uma vida financeira, desdobro abaixo os itens que devem ser analisados em separado e, posteriormente, em conjunto:
-Gestão do caixa
-Investimentos
-Seguros
-Tributário
-Aposentadoria
-Sucessório
Hoje, ainda que informações, produtos e serviços estejam disponíveis de maneira democrática, ainda há investidores que cuidam dos seus recursos apoiando-se em percepções equivocadas - a maioria dos investidores brasileiros. Não faça como eles.
