Buscar
  • Illan Besen

Visão Holística



A velha parábola indiana do elefante e dos deficientes visuais me faz refletir sobre grandes armadilhas comportamentais.


Um dos indivíduos toca o rabo de um elefante e acredita ser um pincel. Outro, toca a tromba do animal e tem certeza que trata-se de uma cobra.


O simbolismo da situação ilustrada está no conflito entre verdade e percepção.


O conflito é antigo e foi analisado por Descartes em 1637, em sua obra "Discurso Sobre o Método", um dos pilares da filosofia moderna. Ainda assim, séculos depois, somos fisgados por percepções equivocadas que, muitas vezes, nos levam a decisões precipitadas. Isso inclui, especialmente, àquelas ligadas ao nosso patrimônio financeiro.


Seguindo a cartilha do planejamento financeiro profissional, para enxergarmos o “elefante” da questão, ou melhor, a big picture de uma vida financeira, desdobro abaixo os itens que devem ser analisados em separado e, posteriormente, em conjunto:


-Gestão do caixa

-Investimentos

-Seguros

-Tributário

-Aposentadoria

-Sucessório


Hoje, ainda que informações, produtos e serviços estejam disponíveis de maneira democrática, ainda há investidores que cuidam dos seus recursos apoiando-se em percepções equivocadas - a maioria dos investidores brasileiros. Não faça como eles.




167 visualizações0 comentário