Buscar
  • Illan Besen

Um empreendedor e um funcionário público devem alocar seus recursos financeiros da mesma forma?

Atualizado: 26 de Mar de 2019




Um empreendedor e um funcionário público devem alocar seus recursos financeiros da mesma forma?


Assim como os investimentos financeiros, as carreiras também possuem seus perfis de risco e retorno.


Um funcionário público, em linha gerais, possui maior estabilidade no seu emprego e rendimentos mais previsíveis. Tais características são similares aos títulos de renda fixa.


Já um empreendedor, também em linhas gerais, possui menor estabilidade em relação à sua atividade, bem como menor previsibilidade em relação aos seus rendimentos.

Por outro lado, caso obtenha sucesso em seu negócio, é provável que os riscos tomados sejam recompensados. Tais características são similares aos investimentos em ações.


Outro ponto relevante é a correlação entre o capital humano e o capital financeiro. Uma das consequências mais tristes do caso Enron (US – 2001) consistiu no fato de que muitos funcionários mantinham ações da companhia em seus planos de pensão. Com o colapso da companhia, os funcionários perderam seus empregos e boa parte de seu capital financeiro.


Uma abordagem patrimonial completa deve levar em conta o capital humano e financeiro e executar vários cenários para cada um. A não observação de ambos é um ato insensato. Nenhum portfolio de investimentos é uma ilha.



66 visualizações0 comentário