Buscar
  • Illan Besen

Capital Financeiro – Capital Humano, nenhum portfólio é uma ilha.

Atualizado: 26 de Mar de 2019





Nenhum Portfolio é uma Ilha


Quando se trata de planejamento financeiro/patrimonial, os investimentos constituem um tema interessante: eles são os veículos que nos levarão a alcançar a rentabilidade desejada.


Para muitos, trata-se de um tema quase místico, afinal, quem não quer alcançar rentabilidades acima da média? No entanto, eis a grande questão: será que as pessoas utilizam dos processos corretos para alcançar esse fim? A abordagem tradicional para portfólios envolve diversificá-los com investimentos de baixa correlação, com o objetivo de maximizar seu retorno para um dado nível de risco.


Sob um ponto de vista holístico, o balanço patrimonial doméstico é mais do que apenas a carteira de ativos financeiros. Um exemplo disso consiste no fato de que, em geral, para os que ainda trabalham, o capital financeiro não é seu maior ativo, sendo, muitas vezes, superado pelo capital humano. Este último, por sua vez, consiste na capacidade do indivíduo de trabalhar e gerar renda no futuro. Para aqueles que têm muitos anos de trabalho pela frente, pode ser um ativo enorme.


Esse tema traz à luz uma reflexão interessante: um empreendedor e um funcionário público devem alocar seus recursos financeiros da mesma forma? Compartilharei em breve maiores desdobramentos sobre o tema!



47 visualizações0 comentário