Aprenda a usar a Calc-1 em 10 passos
Para clientes que tenham um custo de corretagem total acima de 25 reais no mês, disponibilizamos o cálculo de forma gratuita. Caso contrário, disponibilizamos um desconto de 20% sobre o valor do mês calculado.
1) Entre no site da Sencon e faça o cadastro

2) Envie as notas de corretagem

Vá no botão verde superior para adicionar as notas de corretagem.
*Pegue suas notas de Corretagem na XP em Produtos > Renda Variável > Notas de Corretagem (é possível extrair as notas de um mês completo de uma vez só).
3) Liberação de cálculo (depende da corretagem)
< 25 reais de corretagem no mês:

> 25 reais de corretagem no mês:
Se a corretagem for menor que 25 reais no mês, aparecerá um orçamento com os meses de cálculo pendentes de cálculo.um orçamento com formas de pagamento. Para o desconto ser aplicado, selecione “Gerar Boleto”. Por favor, certifique-se que o custo mensal do cálculo no boleto gerado é de R$ 18,32.
Se for maior, sempre que houver um novo mês para liberação, é necessário falar conosco por WhatsApp (clique no botão acima) ou por e-mail em ordens@bradvisors.com.br
4) Acesse a Calculadora

Acesse no botão à esquerda no menu "Acesse aqui"
5) Configurações iniciais
Desnecessário para quem começou a operar agora ou vai enviar todas as notas de corretagem que possui, afinal, a calculadora só consegue ler informações que constam nas notas de corretagem enviadas.

Para cadastrar uma custódia inicial com seus custos médios ou prejuízos a compensar, é só ir em “Configuração Inicial” na parte esquerda da tela.
6) Comparação de custódia XP versus Sencon
A melhor maneira de checar se todas as notas foram importadas e se todos os inputs necessários foram feitos é batendo a sua custódia na corretora com a custódia na calculadora


Veja a custódia no painel principal na aba custódia. Se tiver problemas com esse passo, vá para o passo 9.
7) Resultados

Acesse em "Painel Principal" > "Resultados". O relatório de "Operações Finalizadas" pode ser encontrado ao clicar em "Detalhes das operações". Se quiser, pode selecionar o período ativo.
8) Emitir DARF

Na parte superior da tela, em "Imposto de Renda" > "Emitir DARF (mensal)". A DARF em si tem que ser emitida pelo banco, o documento gerado pelo site serve para ajudar no preenchimento da DARF. Ele não tem código de barras.
9) Auxílio na declaração anual
Na parte superior da tela, em "Imposto de Renda" > "Declaração Anual". Ela replica exatamente o que precisa ser preenchido na DIRPF. Se estiver com todos os dados certinhos na calculadora, é só copiar!
10) Suporte

Todo suporte da calculadora é feito pela própria Sencon, afinal, eles são experts no assunto!!! Vá na aba superior em atendimento para falar com eles.
NOTA IMPORTANTE: Observamos que as notas de corretagem de exercício de opções no formato sinacor não conseguem ser lidas pela calculadora. Dessa forma, quando tiver algum exercício, vá na área logada de cliente XP > Minha Conta > Notas de Corretagem e extraia a nota do dia em formato XP:

Abaixo destacamos o vídeo que fizemos para esclarecer algumas regras sobre o IR, vale a pena dar uma conferida:
Se esses 10 passos não foram suficientes para ajudar, veja esses vídeos explicativos feitos pela própria Sencon:
Passos Iniciais
Como ver os relatórios de resultados
Como gerar DARF mensal
Relatórios para preencher sua DIRPF